Vinil supera CDs pela primeira vez desde 1987

O relatório anual divulgado pela Recording Industry Association of América ou Associação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos (RIAA) aponta que ‘bolachão’ supera os ‘discos prateados’, pela primeira vez desde 1987. 

Nos Estados Unidos, após 36 anos, a venda de discos de vinil alcançou a marca de 41 milhões de discos de vinil, contra 33 milhões de CDs. 

O dado aponta que as pessoas estão voltando a consumir mais mídias físicas, enquanto o consumo de mídias digitais vem declinando. O relatório da RIAA mostrou um cenário favorável para venda e aumento das receitas para este tipo de mídia.

A venda de discos de vinil aumentou de forma considerável desde 2007. Nos EUA, os discos de vinil representam 71% de toda a receita musical de mídia física. As vendas de todas as mídias aumentaram 4%, representando US$ 1,7 bilhão entre 2021 e 2022. A parcela que diz respeito ao vinil é de US$ 1,2 bilhão — aumento de 17% em relação a 2022.

Uma outra organização, a Entertainment Retailers Association (ERA), também registrou o crescimento na compra de discos de vinil nos Reino Unido. Segundo o site The Verge, o cenário é semelhante na Alemanha, Japão e Coreia do Sul.

Taylor Swift lidera no vinil

Segundo o relatório de vendas da Luminate, a cantora Taylor Swift foi a artista que mais vendeu discos de vinil em 2022, alcançando cerca de 1,7 milhão de discos de vinil vendidos. A marca é mais do que Harry Stykes (719 mil unidades) e os Beatles (553 mil unidades).

Fonte: SBT News

Tags: CD, redords, vendas, Vinil