Vaticano revela últimas palavras de Bento XVI: “senhor, eu te amo”

O Vaticano revelou, nesse domingo (1), as últimas palavras pronunciadas pelo papa emérito Bento XVI, que morreu na madrugada de 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos. Segundo o prefeito da Casa Pontifícia, bispo Georg Gänswein, com um fio de voz, mas de modo distinguível, o religioso disse em italiano “senhor, eu te amo”.

“Naquele momento eu não estava, mas o enfermeiro me contou logo depois. Foram as suas últimas palavras compreensíveis, porque sucessivamente não foi mais capaz de se expressar”, disse Gänswein.

Mais cedo, a Santa Sé divulgou imagens do corpo de Bento XVI na capela do mosteiro Mater Ecclesiae. Os fiéis poderão prestar homenagem ao papa emérito a partir desta 2ª feira (2.jan) na Basílica Vaticana. Já o funeral está marcado para a manhã de 5ª feira (5.jan), na Praça São Pedro, sendo ministrado pelo papa Francisco.

De acordo com o Comitê Provincial para a Ordem e Segurança de Roma, espera-se que até 60 mil pessoas compareçam à cerimônia. Por razões de segurança, o espaço aéreo sobre a Praça estará interditado no dia do funeral. Também haverá um reforço de agentes policiais e de equipas médicas, assim como da frota de transporte público.

Tags: Bento XVI, funeral, homenagem, Revela, Ultimas Palavras, vaticano, Velorio