Ucrânia prevê grande ofensiva russa para marcar um ano de guerra

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, afirmou que está esperando uma grande ofensiva da Rússia no final de fevereiro, mês em que a guerra completará um ano. Em entrevista à mídia francesa, o político comentou sobre a última mobilização russa, que, apesar de ter sido anunciada em 300 mil soldados, pode ter chegado a 500 mil.

“Achamos que, dado que [a Rússia] vive no simbolismo, eles tentarão tentar algo por volta de 24 de fevereiro. Dizemos aos nossos parceiros que também devemos estar prontos o mais rápido possível. É por isso que precisamos de armas para conter o inimigo”, disse Reznikov, referindo-se à ajuda militar oferecida pelo Ocidente.

A declaração do ministro é seguida pelo secretário do Conselho de Segurança Nacional, Oleksiy Danilov, que acredita que as tropas russas receberão a tarefa de “ir além das fronteiras” das regiões de Donetsk e Luhansk, no leste. O mesmo é dito pelo presidente Volodymyr Zelensky, que já está notando um aumento nas ações ofensivas.

Na noite de 4ª feira (1º.fev), por exemplo, ao menos três pessoas morreram na cidade de Kramatorsk, no leste ucraniano, depois que um ataque com mísseis russos destruiu um prédio residencial. Poucos dias atrás, um bombardeamento em massa foi lançado sobre a Ucrânia após países ocidentais anunciarem o envio de tanques militares.

Tags: guerra, Oleksii Reznikov, Ucrania