O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, anunciou, na segunda-feira (10), que a Turquia concordou em apoiar a adesão da Suécia à aliança militar. A informação foi divulgada um dia antes da cúpula da Otan em Vilnius, na Lituânia, que começa na manhã desta terça-feira (11).

A candidatura da Suécia à aliança militar está pendente desde julho de 2022, quando Stoltenberg assinou o protocolo de adesão. Dos 30 aliados, apenas a Turquia não havia ratificado o documento, alegando que o país nórdico era responsável por abrigar separatistas curdos – considerados uma ameaça para os turcos -, bem como por fornecer armas para o grupo.

Na 2ª feira, um acordo foi feito entre as nações, visando, sobretudo, estabelecer um novo pacto de segurança bilateral para conter ações de terrorismo e intensificar a cooperação econômica. Para apoiar a causa, Stoltenberg também anunciou que criará, pela primeira vez, o cargo de Coordenador Especial para a Luta contra o Terrorismo.

“Concluir a adesão da Suécia à Otan é um passo histórico que beneficia a segurança de todos os Aliados da Otan neste momento crítico. Isso nos torna todos mais fortes e seguros”, disse o líder da Otan.

A Suécia apresentou interesse em ingressar na aliança militar junto da Finlândia, já aprovada pelos países-membros. O ingresso dos países acontece em meio à ofensiva russa na Ucrânia, uma vez que Moscou começou a ser visto como ameaça pelos países vizinhos. As novas adesões são vistas como o avanço mais expressivo da Otan no leste europeu desde 1990. 

Fonte: SBT News

Tags: adesão, destrava, OTAN, Suécia, Turquia