Turista que rabiscou Coliseu pede desculpas e diz que não sabia idade do monumento

O turista britânico que rabiscou uma parede do Coliseu em Roma, na Itália, escreveu uma carta ao prefeito Roberto Gualtieri pedindo desculpas pelo ato. No documento, divulgado pela mídia italiana na quarta-feira (5), Ivan Dimitrov disse estar constrangido, alegando que não tinha conhecimento sobre a idade do monumento.

“Admito com profundo constrangimento que só depois do lamentável ocorrido soube da antiguidade do monumento. Consciente da gravidade do ato cometido, com estas linhas desejo dirigir minhas sinceras desculpas aos italianos e ao mundo pelos danos causados a um bem que, de fato, é patrimônio de toda a humanidade”, escreveu Ivan.

Na ocasião, o turista escreveu a frase “Ivan+Hayle 23” nas paredes do Coliseu, construído há mais de 2 mil anos. Outra pessoa que estava no local filmou o momento e divulgou a imagem nas redes sociais, o que gerou revolta entre os italianos. 

Após a repercussão, o governo prometeu encontrar Ivan, que pode ser multado em pelo menos 15 mil euros (R$ 78 mil) e ainda enfrentar uma pena de cinco anos de prisão. “Este ato foi ofensivo para todos ao redor do mundo que apreciam o valor da arqueologia, monumentos e história”, disse o ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano.

Fonte: SBT News

Tags: Coliseu, mundo, Patrimônio da humanidade