O Ministério da Defesa da Ucrânia informou que, na segunda-feira (20), uma explosão na cidade de Dzhankoy, localizada no Norte da Crimeia, atingiu um trem carregado com mísseis russos. Segundo a pasta, os vagões estavam transportando mísseis de cruzeiro (Kalibr NK), destinados a lançamentos no Mar Negro.
“Kalibr NK são mísseis destinados a lançamentos de navios de superfície da Frota Russa do Mar Negro. O alcance de destruição de tais armas é de mais de 2.500 mil quilômetros em alvos terrestres e mais de 375 quilômetros por mar”, explicou o ministério. Apesar do comunicado, o governo não reivindicou a explosão.
Russian cruise missiles "Kalibr NK" were destroyed in Dzhankoi, Crimea, during their transportation by rail – @DI_Ukraine
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) March 20, 2023
It is reported that this video is from Dzhankoi. The voice says it's the train station area. pic.twitter.com/9UXMe2aKNR
A Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014 e vem sendo utilizada pelo país como principal passagem para suprimentos militares na guerra. A anexação, também feita em 2022 com outros quatro territórios ucranianos, é vista como ilegal pela comunidade internacional, que já afirmou não reconhecer a região como russa.
No fim do ano passado, por exemplo, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) reforçou que, para o fim da guerra, era preciso que as tropas russas deixassem por completo o território ucraniano, incluindo a Crimeia. Enquanto isso não acontece, as tropas ucranianas seguem tentando recuperar a península ocupada.
Fonte: SBT News
Tags: ataque, explode, guerra na Ucrânia, Misseis, OTAN, Russia