Equipes de resgate, na Índia, já passaram da metade do caminho nas perfurações para alcançar trabalhadores presos em um túnel que desmoronou parcialmente no Himalaia.

Quarenta e um trabalhadores ficaram presos no estado indiano de Uttarakhand depois que parte da passagem para a entrada do túnel cedeu em 12 de novembro, iniciando uma corrida pelo resgate.

A operação usou máquinas pesadas para perfurar com sucesso dois terços do caminho através dos escombros para alcançar os trabalhadores que ficaram presos por mais de uma semana, de acordo com as autoridades nesta quarta-feira (22).

Um total de 39 metros de perfuração foi feito com uma máquina chamada Auger, segundo um comunicado de imprensa emitido pelas autoridades estaduais, acrescentando que a perfuração foi “feita em um ritmo rápido.”

Acredita-se que haja uma distância total de 60 metros de detritos entre os socorristas e os que estão presos, disseram autoridades anteriormente.

Falando aos repórteres nesta quarta-feira (22), um funcionário do governo, Dr. Neeraj Khairlanji disse que “se não houver mais obstáculos, talvez mais tarde esta noite ou de manhã tenhamos boas notícias.”

O acidente no início deste mês deixou os trabalhadores presos atrás de uma pilha de entulho com pouco oxigênio e água.

As autoridades estabeleceram contato com os homens logo após o colapso e embarcaram em uma missão para trazê-los com segurança, auxiliados pela polícia local, pela Autoridade de Gestão de Desastres da Índia e pelo Fundo Estadual de Resposta a Desastres.

No que foi descrito como o “primeiro sucesso” da operação, os socorristas conseguiram inserir um tubo de 53 metros através dos escombros na segunda-feira, permitindo entregar comida, água, remédios e oxigênio aos trabalhadores presos.

Um segundo gasoduto foi usado na terça-feira para entregar mais alimentos aos trabalhadores.

O túnel faz parte do projeto Char Dham Highway do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, um plano de infraestrutura multimilionário para melhorar a conectividade no estado de Uttarakhand e proporcionar melhor acesso a importantes locais de peregrinação.

Uttarakhand, um estado montanhoso na fronteira da Índia com a China, é muitas vezes referido como “Devbhumi” ou “Terra dos Deuses” devido à sua rica herança cultural e à abundância de locais religiosos hindus.

Fonte: CNN Brasil

Tags: china, Himalaia, índia, indianos, túnel