Terremoto já matou mais de 25 mil pessoas na Turquia e Síria

O devastador terremoto que atingiu a Turquia e a Síria já deixou mais de 25 mil mortos, segundo um novo balanço divulgado neste sábado (11/02), mas as equipes de resgate continuam buscando, intensamente, por pessoas com vida entre os escombros. 

Funcionários e médicos informaram que 21.848 pessoas morreram na Turquia, e 3.553, na Síria, desde segunda-feira (06/02), quando ocorreu o terremoto de magnitude 7,8, elevando o total confirmado para 25.401 óbitos.

O terremoto foi o mais intenso na Turquia desde 1939, quando 33 mil pessoas morreram na província de Erzincan (no leste do país). De acordo com os balanços oficiais mais recentes, o terremoto principal foi acompanhado por mais de 100 réplicas nos dias seguintes.

A ajuda humanitária começou a chegar à Turquia, mas o acesso à Síria, que está em guerra civil e com o regime sob sanções da comunidade internacional, continua complicado. O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, exigiu, por sua vez, “um cessar-fogo imediato” na Síria para facilitar o fornecimento de ajuda.

A ONU (Organização das Nações Unidas) só pode enviar ajuda às áreas controladas pelos rebeldes no noroeste por meio da passagem de Bab al Hawa, na fronteira com a Turquia.

Segundo as Nações Unidas, as estradas por essa passagem estão em péssimo estado, o que complica o fornecimento de ajuda. A guerra também destruiu hospitais e provocou problemas no abastecimento de energia elétrica e água na Síria.

“Enquanto [a passagem] estiver completamente operacional, haverá enormes quantidades de provisões prontas para entrar” na Síria, indicou Michael Ryan, responsável pela gestão de situações de emergência da OMS (Organização Mundial da Saúde). “Hoje, o terremoto atrai de novo a atenção, mas o mundo se esqueceu da Síria”, denunciou.

A diplomacia turca afirmou que está trabalhando para abrir outros dois pontos de passagem “com as regiões sob controle do governo sírio, por razões humanitárias”. O governo sírio, por sua vez, anunciou que vai autorizar o fornecimento de ajuda internacional às áreas controladas pelos rebeldes, com a “supervisão” do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho sírio.

O PMA (Programa Mundial de Alimentos), agência especializada das Nações Unidas, reivindicou US$ 77 milhões para levar comida a 874 mil pessoas afetadas pelo terremoto na Síria e na Turquia.

Mais de 5 milhões de pessoas na Síria podem ficar desabrigadas como resultado do terremoto, alertou Sivanka Dhanapala, representante no país do Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, em Damasco.

Nos dois lados da fronteira, milhares de casas foram destruídas e as equipes de emergência intensificam os esforços, mas as possibilidades de encontrar sobreviventes são cada vez menores após o período de três dias que os especialistas consideram crucial.

FONTE: R7

IMAGEM: Ronen Zvulun

Tags: devastador, magnitude, morreram, resgate, Síria, terremoto, Turquia