Mais de 118 pessoas morreram e cerca de 400 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 6,2 atingir o noroeste da China na noite desta segunda-feira (18). Segundo a estatal Xinhua, o tremor ocorreu nas províncias de Gansu e Qinghai. Os números de mortos e feridos pode aumentar, já que muitas pessoas estavam dormindo na hora do abalo sísmico.
Devido a catástrofe, as autoridades chinesas emitiram um alerta de emergência e encaminhou equipes às regiões afetadas para socorrer as vítimas. Assim, muitas pessoas estão sendo retiradas dos escombros e levadas para hospitais próximos, mas as baixas temperaturas estão dificultando as buscas.
“O terremoto causou vários graus de danos em casas e infra estruturas, como água, eletricidade e estradas dentro e ao redor do epicentro. Após o terremoto, um total de 1.440 bombeiros e equipes de resgate correram para a área do desastre”, disse o Centro de Redes Sísmicas da China.
⚠️Magnitude 6.2 earthquake in northwest China claims at least 116 lives, leaving 220 injured. According to Chinese authorities, the quake struck Gansu Province around midnight (JST 16:00), affecting neighboring Qinghai Province as well. https://t.co/YmopCyuhgT pic.twitter.com/CkBTCu5fJQ
— shining world (@shiningworld8) December 19, 2023
Conforme registro do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do terremoto foi identificado a cerca de 37 km de Linxia, na província de Gansu, e a uma profundidade de 9,6 quilômetros. Avaliam ainda, que o tremor foi severo, o que pode ter causado danos moderados a graves.