Taiwan realiza novos exercícios militares após ameaça de invasão chinesa

O governo de Taiwan concluiu, nesta quarta-feira (31), um novo exercício militar para praticar a defesa em caso de uma invasão da China. A iniciativa acontece após o Ministério da Defesa detectar, nas últimas 24h, sete aviões e quatro embarcações chinesas ao redor do país. Um balão chinês próximo à ilha também foi identificado pela pasta.

“Qualquer ação irracional unilateral poderia facilmente escalar as tensões e sabotar a estabilidade na região do Estreito de Taiwan”, disse o major-general Sun Li-fang, porta-voz do Ministério da Defesa. Segundo ele, os exercícios militares começaram na terça-feira (30) e envolveram manobras no mar e no ar.

A tensão entre os países tem aumentado significativamente nos últimos meses. Isso porque Pequim continua reivindicando Taiwan, separados por uma guerra civil em 1949, realizando inúmeras incursões próximas à ilha. O cenário deixou o país em alerta, fazendo com que o governo ampliasse o tempo de serviço militar obrigatório.

O atual cenário também provoca atritos entre China e Estados Unidos, uma vez que Washington defende a soberania de Taiwan e já prometeu auxílio em caso de invasão. Pequim, por sua vez, reforça que a questão de Taipé é um “assunto puramente interno da China” e já alertou que o Ocidente não se envolver para evitar possíveis conflitos.

Tags: china, estados unidos, guerra, Taiwan