Sul-coreanos ficam 1 ou 2 anos mais jovens após mudança de sistema de contagem

Todos os sul-coreanos se tornaram um ou dois anos mais jovens nesta quarta-feira (28). A mudança acontece em meio à adoção do método internacional de contagem de idade, que irá substituir oficialmente o sistema tradicional do país. O método estava sendo alvo de críticas por causar confusões e afastar a Coreia do Sul do resto do mundo.

Isso porque, com o sistema tradicional, os moradores eram considerados com um ano de idade já ao nascer e mais um ano de idade era adicionada a cada 1º de janeiro. A teoria é que os ancestrais arredondavam o tempo do bebê passado no útero – de nove meses para 12 – ou que utilizavam um sistema numérico que não tinha o conceito de zero. 

Em alguns casos, bebês nascidos na véspera do Ano Novo completavam dois anos já com a virada do ano. 

Apesar do método internacional de contagem ter sido integrado no país em 1960, muitos sul-coreanos continuaram usando o sistema tradicional, o que resultou em uma certa confusão nos cartórios. Em dezembro de 2022, a Assembleia Nacional aprovou medidas para eliminar o sistema e adotar o método internacional como padrão.

“Esperamos que as disputas legais, reclamações e confusão social que foram causadas sobre como calcular as idades sejam muito reduzidas”, disse o ministro da Legislação Governamental, Lee Wan-kyu, brincando que precisava fazer alguns cálculos antes de informar a idade a algum estrangeiro.

Segundo ele, a mudança não irá impactar no sistema de contagem para o recrutamento militar, entrada na escola, legalidade para consumir álcool e maioridade para votar. 

Fonte: SBT News

Tags: contagem, jovens, mudança, sistema, sul-coreano