Sede do comitê dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 é alvo de operação

A sede do comitê de organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na capital francesa, foi alvo de um mandado de busca e apreensão nesta terça-feira (20), faltando 415 dias para a cerimônia de abertura. 

A operação, segundo a Procuradoria Financeira de Paris, faz parte de uma investigação aberta em 2017 — ano em que Paris foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sede — e outra que começou no ano passado, e visa apurar a suspeita de desvio de fundos públicos.

A investigação aberta em 2017 apura suspeitas de desvio de fundos públicos e favoritismo, e preocupações sobre um contrato não especificado alcançado pelos organizadores de Paris, disse o gabinete do promotor. O de 2022 seguiu uma auditoria da Agência Francesa Anticorrupção. O Ministério Público disse que o caso tem como alvo a suspeita de conflito de interesses e favoritismo envolvendo vários contratos firmados pelo comitê organizador e pela Solideo, órgão público responsável pela infraestrutura olímpica.

Os escritórios desse órgão também foram revistados, disseram os promotores. Segundo o jornal Le Monde, também ocorreram batidas nas sedes de diversas empresas e consultorias ligadas à organização dos Jogos.

Essa não é a primeira alegação de corrupção que paira sobre o maior evento esportivo do mundo. Acusações de compra de votos ligadas às Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 e aos Jogos de Tóquio em 2021 levaram ao afastamento de vários membros do COI.

Fonte: SBT News

Tags: comitê, Jogos Olímpicos, operação, paris, sede