Rússia rebate rejeição da Ucrânia sobre cessar-fogo: “herdeiros do nazismo”

O vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitry Medvedev, rebateu, nesta 6ª feira (6.jan), a rejeição da Ucrânia em relação ao cessar-fogo anunciado por Moscou. Pelas redes sociais, o político criticou a ação do governo ucraniano, que irá atrapalhar a comemoração do Natal ortodoxo, celebrado no dia 7 de janeiro.

“Os ucranianos receberam a mão da misericórdia cristã na Grande Festa. Seus líderes a rejeitaram. As pessoas que perderam a oportunidade de ir à igreja estão arrependidas. Mas os porcos não têm fé nem senso inato de gratidão. Eles entendem apenas a força bruta. Os herdeiros dos nazistas nunca pouparam humanos”, escreveu Medvedev.

A trégua temporária foi rejeitada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, porque o governo acredita que o cessar-fogo será um disfarce. Segundo ele, o período serviria de aliado para que as forças russas detenham o avanço das tropas locais na região de Donbass, além de mobilizar mais equipamentos de artilharia.

“Você [presidente russo Vladimir Putin] não dá trégua aos ucranianos. Pessoas são torturadas, eletrocutadas, estupradas. Isso continua todos os dias enquanto seus soldados estiverem em nosso solo. A guerra só terminará quando seus soldados partirem ou nós os expulsarmos”, afirmou Zelensky.

Tags: Cessar Fogo, Conflito Militar, guerra na Ucrânia, putin, Rússia