Rússia carece de munições para avanço de ofensiva, diz inteligência britânica

O Ministério da Defesa do Reino Unido informou, nesta 3ª feira (7.fev), que a Rússia está tentando reiniciar as principais operações ofensivas na Ucrânia. Segundo a entidade, é quase certo que o objetivo seja capturar as áreas de Donetsk que ainda estão sob controle ucraniano. As forças militares, no entanto, carecem de munições.

“A Rússia agora carece de munições e unidades de manobra necessárias para ofensivas bem-sucedidas. Os comandantes seniores provavelmente fazem planos que exigem unidades inexperientes e com poucos funcionários para alcançar objetivos irrealistas devido à pressão política e profissional”, disse a pasta britânica.

Em meio ao cenário, as autoridades acreditam que, embora Moscou cobre avanços radicais, o país ainda não reúne as forças necessárias para progredir com a ofensiva. Pelas redes sociais, o Ministério de Defesa do Reino Unido publicou um mapa com as operações russas – em vermelho – na Ucrânia:

Apesar das informações britânicas, o governo ucraniano acredita que a Rússia está preparando uma grande ofensiva no final de fevereiro, quando a guerra completará um ano. Na última semana, por exemplo, o presidente Volodymyr Zelensky afirmou que já estava notando um aumento nas ações ofensivas, sobretudo devido à ajuda Ocidental.

Tags: Donetsk Leste, Inteligencia Britanica, Ofensiva, reino unido