Primeiro-ministro do Japão faz visita surpresa à Ucrânia

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, desembarca, nesta terça-feira (21), em Kiev, na Ucrânia, para um encontro com o presidente Volodymyr Zelensky. Segundo o Ministério das Relações Exteriores japonês, durante a visita, o político deve reforçar o repúdio à invasão russa no país e defender a ordem internacional.

“Kishida prestará homenagem ao presidente Zelensky pela coragem e perseverança do povo ucraniano, que defende a sua pátria sob a liderança dele. Kishida transmitirá diretamente a sua solidariedade e apoio inabalável à Ucrânia, além de reafirmar sua determinação em rejeitar firmemente a agressão da Rússia”, disse a pasta.

A viagem do premiê japonês acontece no mesmo momento em que o presidente da China, Xi Jinping, visita a Rússia. Na segunda-feira (20), os líderes afirmaram ter objetivos semelhantes, aumentando a preocupação no Ocidente, que, neste ano, já prometeu possíveis consequências caso os países fortaleçam as relações.

Isso porque Washington acredita que os laços podem representar uma ameaça à guerra na Ucrânia. De acordo com a inteligência norte-americana, Pequim pode cogitar enviar armas a Moscou, o que tiraria o país do isolamento de armas e impactaria o conflito. Na semana passada, contudo, a China voltou a negar as afirmações.

Fonte: SBT News

Tags: china, guerra na Ucrânia, japão, primeiro-ministro, Rússia, ucrânia