A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desembarcou em Kiev, capital da Ucrânia, na manhã desta quinta-feira (2). Acompanhada de outros 15 diplomatas, a líder irá participar de uma reunião com o presidente Volodymyr Zelensky para discutir pacotes de ajuda financeira e humanitária, bem como militar.

“É bom estar de volta a Kiev, minha quarta vez desde a invasão da Rússia. Desta vez, com a minha equipa de Comissários. Estamos aqui juntos para mostrar que a União Europeia apoia a Ucrânia com a firmeza de sempre. E aprofundar ainda mais nosso apoio e cooperação”, escreveu von der Leyen, nas redes sociais.

O encontro entre os líderes foi acertado no início de janeiro, durante uma conversa telefônica. Segundo a Comissão, a reunião também englobará discussões sobre proteção temporária e planos de recuperação do país no pós-guerra, que, além do bloco europeu, contará com a ajuda do G7 e instituições financeiras internacionais. 

A União Europeia vem exercendo um papel fundamental de apoio à Ucrânia em meio à guerra. Em janeiro, por exemplo, o bloco disponibilizou a primeira parcela de 3 bilhões de euros do programa de assistência macrofinanceira. No total, serão emprestados 18 bilhões de euros ao governo ucraniano, que poderá devolver o dinheiro em até 10 anos.

Fora o empréstimo, a Comissão já atribuiu cerca de 50 milhões de euros em apoio financeiro, humanitário, de emergência e militar ao país. Em resposta à agressão russa, o bloco europeu também impôs nove pacotes de sanções contra Moscou.

Fonte: SBT News

Tags: Apoio Militar, Camila Stucaluc, reunião, Ucrania, Zelensky