Premiê do Reino Unido anuncia contribuição de R$ 500 mi ao Fundo Amazônia

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou a doação de 80 milhões de libras (cerca de R$ 500 milhões) ao Fundo Amazônia. A informação foi divulgada durante a reunião do premiê com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (5), em Londres. 

Segundo Sunak, Lula exibiu uma “grande liderança em mudanças climáticas”, o que motivou a doação. “Tenho o prazer de informar que o Reino Unido vai contribuir para o Fundo Amazônia, para que possamos ajudar a parar a desmatamento e proteger a biodiversidade”, escreveu o primeiro-ministro no Twitter. 

O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. Também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais.

Ainda nesta sexta-feira (5), Lula irá participar de uma recepção oferecida pela família real britânica, no Palácio de Buckingham. O presidente e a primeira-dama Janja estão em Londres para participar da coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camilla, no sábado (6). 

Fonte: SBT News

Tags: Amazônia, contribuição, premiê, reino unido