Premiê da Espanha defende “tolerância zero para o racismo no futebol”

O premiê da Espanha, Pedro Sánchez, defendeu nesta segunda-feira (22) “tolerância zero para o racismo no futebol”. Segundo ele, o “esporte é baseado nos valores de tolerância e respeito”, e o ódio e a xenofobia não devem ter lugar no futebol e na sociedade espanhóis.

A manifestação, publicada no Twitter, vem após o jogador Vinícius Jr., atacante do Real Madrid, sofrer racismo em partida pelo Campeonato Espanhol.

Na publicação, Pedro Sánchez compartilha uma nota do Conselho Superior de Esportes da Espanha em que este condena os “insultos racistas que estão ocorrendo no campo do futebol”. “Estes incidentes são intoleráveis e absolutamente condenáveis, não só no desporto mas também num país como a Espanha, uma terra acolhedora que faz da diversidade a sua bandeira”, complementa o comunicado.

Confira a íntegra:

Diante do aumento do número de incidentes violentos no campo do futebol, o Conselho Superior de Esportes deseja declarar:

1) Sua contundente e enérgica condenação aos insultos racistas que estão ocorrendo no campo do futebol. Estes incidentes são intoleráveis e absolutamente condenáveis, não só no desporto mas também num país como a Espanha, uma terra acolhedora que faz da diversidade a sua bandeira. A xenofobia demonstrada por alguns loucos nos constrange como sociedade e como esporte. A violência, o racismo e qualquer tipo de discriminação são a antítese dos valores do desporto, que são precisamente os do respeito, da empatia e do espírito de equipa.

2) Apesar da inaceitabilidade destas agressões, o Conselho Superior do Desporto é a favor de não generalizar: as injúrias partem de uma minoria de exaltados que confundem paixão com ódio e nunca mais deveriam pisar num campo de futebol. Sua atitude não é representativa de nossos valores como sociedade e prejudica a imagem de nosso país.

O Conselho Superior do Desporto recorda ainda o seu papel ativo no combate à violência no desporto, enquanto membro da Comissão de Estado contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Desporto, cuja presidência exerce na época 2022/2023; e a comissão de acompanhamento do Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (OBERAXE).

A Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Desporto reúne-se quinzenalmente para estudar, analisar, propor sanções e acompanhar os casos de racismo e xenofobia que se verificam no desporto.

Por seu lado, a comissão de acompanhamento do Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (OBERAXE) reúne-se duas vezes por ano, a última a 13 de dezembro. Esta comissão voltará a reunir, conforme previsto, no dia 13 de junho na sede do Conselho Superior do Desporto.

Finalmente, o Conselho Superior de Esportes comunica que proporá à Real Federação Espanhola de Futebol e à LaLiga o desenvolvimento de uma campanha de conscientização dirigida aos torcedores, na qual são chamados a participar os capitães dos clubes de futebol espanhóis, bem como ações específicas lutar contra o flagelo do racismo e da xenofobia e combater o discurso de ódio no desporto.

Fonte: SBT News

Tags: ESpanha, premiê, racismo no futebol, tolerância