Estrangeiros convocados nesta quarta-feira (8) para deixarem a Faixa de Gaza encontraram a fronteira de Rafah fechada novamente. Apesar de os nomes deles estarem publicados nas listas que definem os grupos que podem sair, houve uma nova interrupção.

Nem mesmo ambulâncias com feridos estavam liberadas a passar.

O Egito havia divulgado os nomes de cerca de 600 pessoas, entre alemães, canadenses, americanos, filipinos, romenos e ucranianos, com autorização para atravessar Rafah nesta quarta-feira.

Mesmo fora das listas, brasileiros também foram ao local na expectativa de novidades. A brasileira-palestina Shahed Al Banna gravou vídeos com imagens de estrangeiros convocados que foram impactados pelo novo fechamento de Rafah.

“Estou na fronteira de novo. Está tendo muita gente hoje porque os passageiros não conseguiram sair, eles mandaram todos de volta. Eles disseram que era para mandar as ambulâncias dos feridos primeiro, mas nenhuma ambulância saiu hoje. Nenhum passageiro conseguiu sair. Está cheio de gente, a maioria é de estrangeiro, outros egípcios. Ninguém conseguiu entrar, nem sair”, disse a jovem de 18 anos.

De acordo com diplomatas brasileiros, “fontes oficiais” confirmaram o fechamento da fronteira, mas ninguém assume a responsabilidade.

A passagem havia sido reaberta na terça-feira (7), depois de dois dias fechada.

Fonte: CNN Brasil

Tags: Brasil, egito, faixa de gaza, israel