Parlamento ucraniano pede tribunal especial para investigar crimes de guerra

O presidente do Parlamento da Ucrânia, Ruslan Stefanchuk, pediu, nesta segunda-feira (27), a criação de um tribunal especial para investigar os crimes de guerra da Rússia. O advogado está visitando o Reino Unido, onde negocia o envio de mais pacotes militares e a implementação de novas sanções contra Moscou.

“Queremos usar todos os mecanismos legais para garantir que a Rússia seja derrotada legalmente, responsabilizada por todos os crimes que cometem na Ucrânia”, disse Stefanchuk, acrescentando que os crimes de guerra “não são reais se não forem processados”.

Autoridades russas já estão sendo investigadas pelo Tribunal Penal Internacional por supostos crimes de guerra. Um deles é a deportação forçada de crianças ucranianas à Moscou, que resultou na emissão de uma mandado de prisão contra o presidente Vladimir Putin e contra comissária para os Direitos da Criança, Maria Alekseyevna.

Como a Rússia não reconhece a Corte, no entanto, os mandados não podem ser cumpridos, a não ser que os alvos visitem algum país que participa do tratado de Haia. Além da deportação de crianças, o governo ucraniano pede a investigação das ações russas nas cidades de Bucha e Izyum, onde centenas de mortos foram encontrados.

Fonte: SBT News

Tags: crimes de guerra, guerra na Ucrânia, investigar, mundo, tribunal