Parlamentares dos EUA e do Brasil se unem contra ataques à democracia

Em ação inédita, um grupo de parlamentares norte-americanos e brasileiros publicou uma declaração conjunta condenando os ataques à democracia de ambos os países. No texto, divulgado na 4ª feira (11.jan), os congressistas se referem aos ataques feitos ao Capitólio em Washington, D.C., em 6 de janeiro de 2021, e à invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro deste ano.

“Não é segredo que agitadores de ultradireita no Brasil e nos Estados Unidos estão coordenando esforços. Após as eleições brasileiras de 30 de outubro, o deputado Eduardo Bolsonaro se reuniu diretamente com o ex-presidente [Donald] Trump, juntamente com os ex-assessores de Trump Jason Miller e Steve Bannon, que incentivaram [Jair] Bolsonaro a contestar os resultados eleitorais no Brasil”, diz a declaração.

Os parlamentares lembram que Bannon foi condenado por duas acusações por se recusar a colaborar com as investigações sobre o relacionamento com grupos extremistas que invadiram o Capitólio norte-americano. O grupo enfatiza ainda que “todos os envolvidos devem ser responsabilizados”, referindo-se às conexões com apoiadores do golpe que operam em ambos os países.

“As democracias dependem da transferência pacífica de poder. Assim como os extremistas de extrema-direita estão coordenando seus esforços para minar a democracia, devemos permanecer unidos em nossos esforços para protegê-la. A fim de salvar a democracia em nossos dois países e em todo o mundo, instamos todos os funcionários eleitos, independentemente do partido, a se juntarem aos nossos apelos”, concluem.

Tags: ataques, bolsonaro, Brasil, Camila Stucaluc, Capitólio, democracia, EUA, golpe, Invasao Tres Poderes, parlamentares, Responsabilizaçao, Trump