Após um pouco mais de 16 horas de uma delicada operação de resgate, as sete crianças e um professor que ficaram presos em um teleférico a 274 metros de altura no Paquistão, foram resgatados.
O incidente ocorreu por volta das 9h da manhã desta 3ª feira (22.ago), no distrito montanhosa de Battagram, na província de Khyber Pakhtunkhwa. O grupo estava a caminho da escola e um dos cabos de sustentação do equipamento se rompeu, deixando a cápsula sustentada por apenas um fio.
Inicialmente, o Exército e Corpo de Bombeiros tentou retirar as crianças, todas com idade entre 11 e 15 anos, com o uso de helicópteros de resgate, mas a missão precisou ser abortada após a retirada de duas das vítimas. Segundo os militares, o vento gerado pelas pás do helicóptero podia enfraquecer ainda mais os cabos restantes segurando o carro no ar.
As equipes então deram início a uma operação arriscada que envolvia o uso de um cabo que ainda estava intacto para abordar a cabine com pequenas plataformas. As vítimas foram retiradas uma por uma.
Ao fim da operação de resgate, o primeiro-ministro interino, Anwaar-ul-Haq Kakar, parabenizou os militares e outros socorristas pelo sucesso.
“Aliviado em saber que todas as crianças foram resgatadas com sucesso e com segurança”, disse Kakar no X, antigo Twitter. “Grande trabalho em equipe pelos militares, departamentos de resgate, administração distrital, bem como pela população local.”
Fonte: SBT News
Tags: Paquistão resgata, teleférico