Papa diz que conflito entre Israel e Hamas passou de guerra para terrorismo

O papa Francisco voltou a comentar sobre a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. Em audiência nesta quarta-feira (22), o pontífice informou que recebeu, separadamente, familiares de reféns israelenses e de palestinos presos na Faixa de Gaza, o que mostrou como ambos os lados estão sofrendo com o conflito.

“Eles sofrem muito e ouvi como sofrem uns e outros. As guerras fazem isso, mas aqui fomos além das guerras. Isto não é uma guerra, é terrorismo”, disse o papa. “Rezem muito pela paz. Que o Senhor nos ajude a resolver os problemas e a não continuar com as paixões que no final matam a todos”, completou.

A reunião com Francisco aconteceu horas após Israel aceitar um cessar-fogo temporário em troca de 50 dos cerca de 240 reféns capturados pelo Hamas. Segundo o governo do Catar, que mediou as negociações, a pausa humanitária permitirá ainda a entrada de um número maior de comboios e ajuda em Gaza, por meio da fronteira com o Egito.

O início da trégua temporária, no entanto, ainda não foi divulgado. A expectativa é que uma data seja divulgada nas próximas 24h e que o cessar-fogo dure quatro dias. Posteriormente, Israel deve continuar com a ofensiva em Gaza, conforme anunciado pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu. Até o momento, o número de mortes na região chega a 13 mil.

Fonte: SBB News

Tags: conflito, Francisco, papa