Papa cita “cansaço ou problema físico” como motivos para possível renúncia

O papa Francisco comentou, nesta sexta-feira (10), sobre os possíveis motivos que resultariam em uma renúncia. Segundo o pontífice, uma das razões seria pelo cansaço mental, caso o impedisse de “ver as coisas claramente”, ou por problemas físicos, que limitariam as atividades do religioso na Igreja Católica.

Em entrevista sobre os 10 anos de pontificado para uma emissora suíça, o papa disse:

Eu sempre pergunto sobre isso e sigo os conselhos. Como estão as coisas? Você acha que devo…?’, pergunto às pessoas que me conhecem, até mesmo alguns cardeais inteligentes. E eles me dizem a verdade: ‘continue’. Mas por favor, avisem a tempo.”

Em 2022, Francisco assinou uma carta de renúncia caso tenha problemas de saúde que o impeçam de exercer a função. Apesar de afirmar não querer abandonar o cargo, o pontífice admitiu que, aos 86 anos, tem menos resistência física do que antes. “Me envergonhava um pouco”, disse sobre usar cadeira de rodas devido a dores no joelho.

Mesmo apresentando problemas de mobilidade, Francisco tem exercido um papel ativo nas atividades da Igreja. Em janeiro, por exemplo, ele visitou a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul, onde condenou o colonialismo e criticou a exploração nacional e internacional. Em abril, o pontífice já está com viagem marcada para a Hungria.

Fonte: SBT News

Tags: igreja católica, Igreja Católica Romana, Papa Francisco, renuncia, vaticano