A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) emitiu um alerta em resposta à crescente detecção de surtos de gripe aviária em aves nas Américas. Segundo a entidade, a doença já foi detectada em 10 países, sendo que, no dia 9 de janeiro, houve a confirmação do primeiro caso de infecção humana na América do Sul.
Para conter a doença é recomendado, sobretudo, o controle do vírus em aves e o reforço da vigilância da gripe sazonal e zoonótica. A Opas aponta ainda para diagnósticos precoce de laboratórios e investigação de contatos, bem como para prevenção e o controle conjunto entre os setores de saúde, agricultura e meio ambiente.
O vírus da influenza A (H5N1) foi identificado pela primeira vez nas Américas em aves domésticas e selvagens em dezembro de 2014. Desde então e até a primeira semana de janeiro de 2023, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Panamá, Peru, Estados Unidos e Venezuela detectaram surtos em granjas.
Em geral, os casos humanos são ocasionais e, quando ocorrem, não se espalham facilmente. A Opas alerta, no entanto, que há o risco do vírus estabelecer uma transmissão sustentada entre pessoas, levando a um surto ou mesmo a uma pandemia. Até agora, duas infecções humanas foram confirmadas, sendo uma nos Estados Unidos e outra no Equador.
Fonte: SBT News
Tags: gripe aviária, países, Saúde