ONU chega a acordo histórico para conservação e uso sustentável dos oceanos

Após quase 20 anos de discussão, a Organização das Nações Unidas (ONU) chegou, no último sábado (04), a um acordo histórico sobre a proteção dos oceanos. O texto, já referido como “Tratado de Alto Mar”, garante a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica marinha de áreas além da jurisdição nacional.

Isso significa que ao menos 30% dos oceanos do mundo sejam caracterizados como áreas protegidas, fazendo com que a passagem de navios, a pesca e a mineração tenham um controle rígido. O acordo determina ainda mais investimento na conservação marinha, bem como maior acesso e utilização de recursos genéticos marinhos.

“Esta ação é uma vitória para o multilateralismo e para os esforços globais para combater as tendências destrutivas que a saúde dos oceanos enfrenta, agora e para as próximas gerações”, comemorou o secretário-geral da ONU, António Guterres. 

Apesar de ainda não ter entrado em vigor, uma vez que precisa ser examinado por especialistas da entidade, o tratado já representa um sinal positivo em meio ao combate à tripla crise planetária envolvendo mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição. Para Guterres, o acordo é vital para alcançar os objetivos sustentáveis da Agenda 30.

Fonte: SBT News

Tags: biodiversidade, Conservação ambiental, Ono, Organização das Nações Unidas