Israel não concordará com cessar-fogo temporário com o Hamas até que os mais de 240 reféns capturados pelo grupo radical islâmico durante o ataque do dia 7 de outubro sejam libertados, disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta sexta-feira (3).

“Israel recusa um cessar-fogo temporário que não inclua o retorno de nossos reféns”, afirmou ele durante um discurso televisionado.

Nesta sexta-feira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, voltou a solo israelense para pressionar o governo israelense sobre a sua ofensiva em curso na Faixa Gaza.

O principal diplomata dos EUA se encontrou com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e outros altos funcionários em meio à crescente condenação internacional e ao crescente número de mortes de civis em Gaza.

Blinken defendeu pausas humanitárias no conflito e disse ser “importante que tudo seja feito para proteger civis”.

Além do secretário dos EUA, quem esteve no centro das atenções do conflito foi o líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah.

Em seu primeiro pronunciamento desde o início do conflito, Nasrallah apelou para que se “trabalhasse dia e noite” por um cessar-fogo em Gaza, dizendo que esse é o “objetivo principal” do Hezbollah.

Nasrallah culpou os Estados Unidos pela guerra em Gaza e pelo elevado número de mortos de civis, e disse que uma diminuição da violência no enclave sitiado é vital para evitar uma guerra regional.

Caso o conflito siga escalando, o líder do Hezbollah afirmou que “a chance de a frente libanesa se transformar numa batalha ampla é uma possibilidade realista”.

Fonte: CNN Brasil

Tags: gaza, israel, Netanyahu