Mundo pode atingir 1,3 bilhão de diabéticos até 2050, diz estudo

O número de casos de diabetes podem continuar crescendo significativamente no mundo. Segundo estudo publicado no The Lancet e The Lancet Diabetes and Endocrinology, a estimativa é que as taxas da doença aumentem em todos os países nas próximas três décadas, podendo afetar um total de 1,3 bilhão de pessoas até 2050.

Acredita-se que o principal influenciador seja o aumento de casos de diabetes tipo 2. Isso porque a doença vem atingindo cada vez mais pessoas devido à prevalência da obesidade e à desigualdade geográfica – vivenciada por países de baixa e média renda. Apenas em 2021, a diabetes tipo 2 representou 90% dos 529 milhões de casos.

Atualmente, a taxa de prevalência global é de 6,1%, tornando a diabetes uma das 10 principais causas de morte e incapacidade. Por região, o maior índice, de 9,3%, é registrado no norte da África e Médio Oriente, podendo subir até 16,8% em 2050. 

“O diabetes tipo 2, que constitui a maior parte dos casos de diabetes, é amplamente evitável e, em alguns casos, potencialmente reversível se identificado e controlado no início do curso da doença. No entanto, todas as evidências indicam que a prevalência de diabetes está aumentando em todo o mundo”, escreveram os autores do estudo.

No Brasil, dados da Sociedade Brasileira de Diabetes apontam que mais de 13 milhões de pessoas vivem com diabetes, o que representa 6,9% da população nacional. Segundo o Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenir a doença é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Fonte: SBT News

Tags: diabetes, estudos, mundo