O governo do México publicou, no domingo (15.jan), um decreto proibindo o consumo de tabaco em espaços públicos, como praias, parques e estádios, bem como a publicidade de cigarros em veículos de comunicação. Segundo a gestão nacional, as medidas fazem parte da reforma da Lei Nacional de Controle do Tabaco, aprovada no ano passado.
Com a nova regulamentação, espera-se que o número de fumantes diminua no país, colaborando para a redução das emissões da fumaça do tabaco. Para tornar a medida mais efetiva, o governo aumentou a lista de espaços públicos, incluindo varandas, pátios, centros comerciais e pontos de transporte, onde o fumo está proibido.
Já em relação à suspensão de propaganda de cigarros, o decreto engloba redes sociais, influenciadores, serviços de streaming e produções cinematográficas, mesmo que de forma subliminar. Assim, o consumidor poderá saber a disponibilidade e o preço dos produtos apenas por meio de listas, mas sem logotipos, selos ou marcas.
Atualmente, estima-se que, dos 126 milhões de habitantes no México, 15 milhões sejam fumantes. Destes, segundo o Instituto Nacional de Saúde Pública, 5% ou 684 mil são adolescentes.
Tags: espaços públicos, fumantes, Fumar, méxico, parques, praias, Proíbe, propaganda