Em reunião de trabalho na Indonésia nesta 2ª feira (9. out), o ministro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, comentou sobre o confronto entre Israel e Palestina. Segundo o Itamaraty, cerca de 1,7 mil brasileiros pediram ajuda do governo para deixar o território israelense em meio ao conflito do país com o grupo extremista Hamas. Três pessoas seguem desaparecidas.
Com o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) sob presidência brasileira, o chefe do Itamaraty prestou condolências às vítimas e afirmou que o Brasil vai buscar redobrar forças junto ao colegiado em busca de um caminho para conter a violência.
“Todos deveriam interromper a violência e exercer o máximo de autocontenção para evitar que a situação escale ainda mais. Sob a presidência brasileira do CSNU, redobraremos os esforços multilaterais para conter a espiral de violência e desbloquear o processo de paz”, disse o chanceler brasileiro.
O Ministro comentou ainda que “a atual dinâmica entre Israel e Palestina é insustentável e uma solução é necessária para essa situação, com Israel e Palestina convivendo em paz e segurança, com fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.”
Mauro Vieira tratou da presidência brasileira do G20 e da situação em Israel e na Palestina. Reiterou a condenação aos ataques contra Israel, transmitiu condolências às vítimas e ressaltou a urgência de iniciativas da comunidade internacional para conter a escalada atual. pic.twitter.com/9bc03T3lxX
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) October 9, 2023
Fonte: SBT News