Macron não descarta envio de caças à Ucrânia, mas apenas a longo prazo

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou, nesta 6ª feira (10.fev), que não descarta o envio de caças à Ucrânia, mas que, mesmo se os aliados concordassem, a medida não seria atendida de imediato. O líder explicou que a entrega das aeronaves não é uma prioridade no momento, uma vez que Kiev precisa de mais poder de fogo.

A declaração acontece em resposta aos pedidos do presidente Volodymyr Zelensky, que visitou Londres, Paris e Bruxelas nesta semana em busca do envio de armas mais avançadas. Isso porque as autoridades ucranianas temem uma ofensiva russa agressiva no final de fevereiro, quando a guerra completará um ano.

Embora o envio de caças ainda esteja sendo avaliado, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, concordou em treinar milhares de soldados ucranianos, começando com pilotos de caça. A expectativa é que o grupo seja capaz de conduzir, futuramente, veículos sofisticados enviados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Nesta manhã, as forças russas realizaram novos ataques contra a Ucrânia. Na cidade de Zaporizhzhia, no sudeste do país, foram lançados 17 mísseis em menos de uma hora, que atingiram principalmente infraestruturas de energia. Na região de Luhansk, por sua vez, as tropas tentam avançar no território com grupos pequenos de artilharia.

Fonte: SBT News

Tags: Armas Avançadas, Guerra Na Ucrania, macron, Ofensiva, Ucrania, Zelensky