Kremlin confirma encontro de Putin e Xi Jinping na próxima semana

A Rússia confirmou, nesta sexta-feira (17), a visita do presidente da China, Xi Jinping, na próxima semana. Segundo comunicado do Kremlin, o líder, que recebeu um convite do presidente Vladimir Putin, estará no país entre os dias 20 e 22 de março, quando acontecerão reuniões para fortalecer as relações bilaterais.

“Durante as negociações, os dois líderes [Putin e Xi] discutirão questões atuais de maior desenvolvimento de relações de parceria abrangentes e cooperação estratégica entre a Rússia e a China”, informou o Kremlin. Espera-se ainda que os presidentes troquem pontos de vista sobre formas de novas cooperações internacionais. 

O último encontro de Putin e Xi aconteceu em setembro do ano passado, durante a Cúpula Regional no Uzbequistão. Na data, o presidente chinês afirmou que manteria o apoio aos interesses de Moscou, chamando o líder russo de “grande amigo”. Putin, por sua vez, agradeceu a “posição equilibrada” de Pequim em relação à guerra na Ucrânia.

A nova visita, no entanto, acontece em meio à tensão com os Estados Unidos. Em fevereiro, o governo norte-americano fez um alerta para possíveis consequências caso a China fortaleça relações com a Rússia. Isso porque Washington acredita que os laços podem representar uma ameaça, uma vez que, apesar de negar, Pequim pode enviar armas à Moscou, intensificando a invasão no território ucraniano. 

Fonte: SBT News

Tags: china, mundo, Putim, Rússia, Xi Jinping