Jornalista americano detido na Rússia é acusado formalmente de espionagem

O jornalista americano Evan Gershkovich, de 31 anos, detido na semana passada na Rússia, foi indiciado nesta sexta-feira (7.abr) por espionagem, acusação que o repórter nega e que pode resultar em uma pena de 20 anos de prisão, informaram agências de notícias russas.

A acusação é a primeira deste tipo desde o fim da União Soviética, e gerou críticas de veículos de comunicação, defensores dos direitos humanos e da liberdade de expressão, organizações internacionais e governos estrangeiros.

Investigadores do FSB, serviço estatal de segurança russo, que sucedeu a KGB, “acusaram Gershkovich de espionagem para os interesses de seu país”, informou a agência estatal Tass, citando uma autoridade policial. “Ele negou categoricamente todas as acusações e declarou que realizava atividades jornalísticas na Rússia”.

Correspondente do americano Wall Street Journal, Gershkovich foi detido na semana passada na Rússia. O jornal afirmou que a acusação de espionagem é “categoricamente falsa”.

“Tivemos conhecimento de reportagens que informam sobre a acusação contra Evan. Como temos dito desde o começo, esta acusação é categoricamente falsa e injustificada, e continuaremos exigindo sua libertação imediata”, ressaltou o jornal de Nova York.

A prisão do repórter acontece em um contexto de grande repressão na Rússia à imprensa e a opositores, que aumentou desde o início da ofensiva russa contra a Ucrânia, em fevereiro do ano passado.

Fonte: SBT News

Tags: acusação, espionagem, jornalista, Rússia