Shinji Aoba, de 45 anos, foi condenado à morte por ter incendiado o estúdio  Kyoto Animation em julho de 2019. O incêndio deixou 36 mortos e dezenas de feridos. A condenação foi proferida pelo Tribunal Distrital de Kyoto nesta quinta-feira (25).

Em depoimento à polícia, Aoba disse que provocou o incêndio por acreditar que seu trabalho havia sido plagiado pela empresa.

No momento do incêndio, dezenas de pessoas estavam trabalhando, quando Aoba adentrou no prédio de três andares e ateou fogo no térreo. “Caiam mortos”, gritava ele segundo relatos dos sobreviventes.

Em setembro do ano passado, os advogados de defesa apelaram por uma pena mais branda alegando “incompetência mental”. No entanto, os promotores pediram a pena de morte, argumentando que Aoba era totalmente competente.

Nesta quinta-feira (25), o presidente da corte, Keisuke Masuda, descartou os pedidos. “Determinada como não sendo nem louca nem mentalmente incompetente no momento do crime”, disse o juiz.

A Kyoto Animation, foi fundada em 1981, ganhou fama ao produzir animações de alta qualidade que se baseiam tanto no místico quanto no mundano.

Seus trabalhos populares incluem a série animada “Free!”, a série de mangá “K-On!”, a adaptação de anime para TV de “The Melancholy of Haruhi Suzumiya” e “Violet Evergarden”, que a Netflix adquiriu em 2018.

 

Tags: japão, morte