Irã ataca “centro de espionagem” de Israel no Iraque

A Guarda Revolucionária do Irã realizou uma série de ataques na noite de segunda-feira (15) contra um “centro de espionagem” em Erbil, no Iraque.

A região fica no Curdistão, região semiautônoma do país. Segundo o Irã, foram lançados 11 mísseis balísticos de precisão onde funcionaria um centro do Mossad, agência de inteligência de Israel. O edifício fica em uma área próxima ao consulado dos Estados Unidos e residência de civis.

Autoridades iraquianas negaram que o edifício estivesse relacionado ao Mossad e informaram que quatro pessoas morreram no ataque e ao menos cinco ficaram feridas.

“Não há razão para estes ataques e não há desculpa”, disse Masrour Barzani, primeiro-ministro da região curda, numa coletiva de imprensa em Davos, onde participa nesta terça-feira (16) do Fórum Econômico Mundial. “Esses ataques não devem ficar sem resposta.”

O Iraque chamou de volta seu embaixador em Teerã, capital iraniana, para consultas e convocou o encarregado de negócios do Irã em Bagdá para prestar esclarecimento.

Outros ataques

Quatro mísseis Kheibar foram lançados contra posições do Estado Islâmico em Idlib, na Síria, segundo o Irã. O ataque é uma resposta aos atentados suicidas que mataram pelo menos 84 pessoas no país durante homenagens pelo quarto ano do assassinato do general iraniano Qassrm Soleimani, na cidade de Kerman, onde ele está enterrado. O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelos ataques.

Fonte: SBT News

Tags: ataque, diplomacia, estados unidos, Irã, Iraque, israel, míssel