Um incêndio florestal no condado de Okanogan, nos Estados Unidos, saiu de controle e ultrapassou a fronteira do Canadá, no domingo (30). De acordo com o Departamento de Recursos Naturais norte-americano, as chamas se espalharam pela cidade de Osoyoos, bem como pela província da Colúmbia Britânica, provocando evacuações.
“O fogo segue avançando. O incêndio agora é estimado em 885 hectares no lado canadense da fronteira e 2 mil hectares no lado dos Estados Unidos. Três estruturas primárias e uma secundária foram perdidas”, disse o Departamento de Recursos Naturais dos EUA, informando que equipes de emergência continuam nos locais.
#EagleBluffFire 2,500 acres just SW of Oroville in Okanogan County, fire pushing north to Canada. 15 aircraft on fire or inbound, Type 3 team ordered. Level 1&2 evac advisories, for more see incident page on https://t.co/W8IShjG5J2
— Washington State DNR Wildfire (@waDNR_fire) July 30, 2023
First image from @Pano_AI #WaWILDFIRE pic.twitter.com/0vs1v16VpU
Apesar de ainda estar investigando a causa do incêndio florestal, especialistas acreditam que o fogo se alastrou devido à combinação da seca e das altas temperaturas na região. No domingo, por exemplo, os termômetros registraram 30ºC. As fortes rajadas de vento, que chegam a 50 km/h, também auxiliam na rápida propagação das chamas.
Fonte: SBT News
Tags: canadá, estados unidos, incêndio