Guerra na Ucrânia leva Europa a aumentar importações de armas em 47%

Com a invasão russa na Ucrânia, os países europeus aumentaram a importação de armas em 47% entre 2018 e 2022. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo, apontam o governo ucraniano como o terceiro maior importador de armas no último ano, atrás apenas do Qatar e da Índia. 

Sozinha, a Ucrânia foi responsável por 2% das importações globais de armas entre 2018 e 2022, com maior demanda no último ano devido à guerra. O alto fornecimento de pacotes militares à Kiev, bem como o reforço das defesas, fez com que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aumentassem as importações em 65%. 

Segundo Pieter Wezeman, pesquisador sênior do Instituto.

Devido a preocupações de que o fornecimento de aviões de combate e mísseis de longo alcance poderia escalar ainda mais a guerra na Ucrânia, a Otan recusou os pedidos da Ucrânia em 2022. Ao mesmo tempo, forneceram essas armas a outros Estados envolvidos em conflitos, particularmente no Oriente Médio e no Sul da Ásia

As exportações de armas, por sua vez, continuam dominadas pelos Estados Unidos e pela Rússia. Com a guerra, no entanto, os envios norte-americanos aumentaram 14% entre 2018 e 2022, enquanto os russos caíram 31%. O cenário forneceu espaço às exportações francesas, que registraram crescimento de 11% na participação global.

Tags: armas, Brasil, europa, exportação, guerra na Ucrânia, Russia, Ucránia