Guerra entre Israel e Hamas ultrapassa a marca de 20 mil mortes

A guerra entre Israel e Hamas caminha para o quarto mês. E mais de 20 mil palestinos foram mortos na Faixa de Gaza. O número equivale a quase 1% da população do território antes da guerra. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Ministério da Saúde da região, que vem monitorando os óbitos desde o início do conflito, em 7 de outubro.

O cenário sem precedentes fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) apelasse, novamente, por um cessar-fogo imediato em Gaza. Isso porque, além dos mortos e feridos, mais de um em cada quatro palestinos estão passando fome conforme com um levantamento do Programa Mundial de Alimentos (PMA), apontando para os piores níveis de insegurança alimentar.

“Não podemos ficar parados vendo as pessoas morrerem de fome. O acesso humanitário é necessário agora para que os suprimentos fluam para dentro e em toda a Gaza e para que os civis recebam ajuda que salva vidas com segurança. Mais do que tudo, o que é necessário agora é paz. O PAM reitera o apelo por um cessar-fogo humanitário – o mundo deve se unir agora para salvar vidas”, disse a diretora executiva do PMA, Cindy McCain.

Nesta semana, Israel e Hamas participaram de novas negociações para um cessar-fogo temporário em Gaza, visando a troca de reféns e prisioneiros. O diálogo, mediado por representantes do Egito e do Catar, no entanto, não foi satisfatório. Na 5ª feira (21.dez), o Hamas suspendeu as negociações após Israel se recusar a promover um cessar-fogo total.

*Com informações do SBT News

Tags: faixa de gaza, guerra, hamas, israel, Palestina