Governo russo conclui envio de armas nucleares táticas à Bielorrússia

O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, informou, na noite de terça-feira (25), que a Rússia concluiu os envios de armas nucleares táticas ao país. Apesar de não especificar a quantidade, o líder disse que as armas têm um baixo rendimento em comparação com as ogivas nucleares usadas para mísseis de longo alcance.

A cooperação entre Rússia e Bielorrússia foi assinada em abril deste ano, visando conter a ameaça da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Isso porque a aliança militar está expandindo o número de Estados-membros e realizando operações próximo às fronteiras, o que deixou os países em alerta.

 

Outro fator é a Polônia, que, segundo os governos, está oferecendo apoio militar, humanitário e político à Ucrânia – atualmente em guerra com a Rússia. O país também participa de sanções internacionais contra Rússia e Bielorrússia.

A decisão, no entanto, provocou uma reação negativa na comunidade internacional, que considerou a proposta de Moscou de posicionar armas nucleares no território vizinho uma provocação. A ação também foi criticada pelo governo ucraniano, que chegou a pedir uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o tema.

Com Informações Sbt News

Tags: armas nucleares, Bielorrussia, Moscou, Rússia