A fumaça gerada pelos diversos incêndios florestais no Canadá chegaram, nesta quinta-feira (08), até a Noruega. O incidente vem causando comprometimento de infraestruturas e cobriu algumas cidades da costa leste dos EUA. As queimadas já haviam forçado as pessoas a deixarem suas casas e criaram uma nuvem de fumaça que cobriu algumas cidades da costa leste dos EUA, principalmente, em Nova York, de acordo com a Associated Press.
Na Europa, já registram partículas da fumaça o estado dinamarquês da Groenlândia e a Islândia. De acordo com o meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, Bryan Ramsey, a fumaça pode durar até o final de semana.
Segundo o ministro canadense de preparação para emergências, Bill Blair, cerca de 3,8 milhões de hectares (38 mil km²) já queimaram, aproximadamente 15 vezes a média de 10 anos.
As autoridades também estão adotando algumas medidas. O governo do estado de Nova York está produzindo cerca de 1 milhão de máscaras faciais do tipo N-95. Desse total, 400 mil serão utilizadas apenas na cidade de Nova York.
Fonte: SBT News