A fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, em Rafah, foi reaberta nesta segunda-feira (06). É por ela que estrangeiros e feridos estão deixando o território palestino desde a última semana, em meio ao conflito de Israel com o Hamas. Pessoas feridas estão sendo levadas para o território egípcio por ambulâncias de equipes da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
A informação foi confirmada pelo SBT com o embaixador do Brasil em Ramallah, Alessandro Candeas. O grupo de 34 brasileiros e seus familiares segue aguardando autorização para cruzar a fronteira, disse ele.
“Aguardamos agora que os brasileiros entrem na lista de autorizados”, afirmou Candeas.
Desde 1° de novembro, centenas de estrangeiros começaram a deixar a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah. A maioria dos beneficiados é de países aliados de Israel, sendo grande parte dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Na 6ª feira (3.nov), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o grupo de brasileiros deve deixar a zona de guerra até a próxima quarta-feira (08).
A crise humanitária em Gaza está se intensificando rapidamente. Apesar da abertura da passagem de Rafah com o Egito, os envios de suprimentos continuam insuficientes para atender todos os moradores, que temem ficar sem comida em até três dias. Nos hospitais, a situação segue insustentável em meio ao alto número de feridos (mais de 24 mil) e à falta de eletricidade e insumos. O número de mortos em meio ao conflito subiu para 10.022, incluindo 4.104 crianças.
Fonte: SBT News