França enfrenta novo dia de protestos devido à reforma da previdência

A França enfrenta, nesta 3ª feira (31.jan), um novo dia de protestos, greves e bloqueios como resposta à reforma da previdência. Segundo o Ministério do Interior, cerca de 11 mil policiais foram mobilizados em todo o país, sendo 4 mil em Paris, para conter os atos, que, da última vez, contaram com 1,1 milhão de manifestantes.

Nesta manhã, os moradores tiveram que optar por meios alternativos de transporte, uma vez que grande parte dos serviços metropolitanos e ferroviários foram afetados. As viagens aéreas, por sua vez, não devem ser atingidas. Já nas escolas, estima-se que metade dos professores e funcionários aderiram à greve.

A revolta dos franceses acontece em meio à reforma da previdência, que prevê aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, bem como os anos de contribuição necessários. Devido aos últimos protestos, o governo sinalizou que poderia mudar algumas medidas, mas que a idade de aposentadoria era “inegociável”.

A última tentativa da medida foi em 2019, também pelo presidente Emmanuel Macron. O líder defende que a reforma é essencial em meio aos países europeus, uma vez que a França conta com a idade mais jovem para se aposentar. De acordo com ele, a mudança é necessária para garantir o futuro do sistema previdenciário, que deve enfrentar um déficit nos próximos anos.

Fonte: SBT News

Tags: aposentadoria, europa, frança, Governo Macron, idade mínima, protestos, Reforma da Previdência