Fim de uma era: Índia passa a China e se torna o país mais populoso do mundo

A Índia passou a China em tamanho de população e, pela primeira vez em séculos, a China deixa de ser a nação com mais cidadãos, e a Índia assume esse posto. O levantamento é da Organização das Nações Unidas (ONU), que já adiantava a projeção desde o início de abril. Confira os novos dados:

  • A Índia tem 1,428 bilhão de habitantes
  • A China tem 1,425 bilhão de habitantes

Desde 1950, quando a ONU começou a contabilizar os tamanhos as populações do país do mundo, a China sempre foi a nação mais populosa do planeta.

O país provavelmente já era o país mais populoso por centenas de anos antes: estima-se que em 1750 havia 225 milhões de chineses, o que a tornava a mais numerosa do globo naquele ano.

Por que mudou?

A ONU estima que a fertilidade é a palavra chave para a China ter perdido o posto para a Índia. O país tem uma população envelhecida e com crescimento estagnado. Nos anos 1980, a China instaurou a política do filho único. Um dos resultados foi a estagnação do crescimento, mesmo depois do fim da política. A estimativa daqui pra frente é que a população chinesa encolha. As projeções apontam que em 2050 ela será 8% menor do que a atual.

Já a índia, tem uma população mais jovem e uma taxa de fertilidade mais alta, com queda na mortalidade infantil nas últimas três décadas. O país tem mais bebês nascidos a cada ano do que em qualquer outro país, enquanto na China há mais mortes a cada ano do que nascimentos, segundo informa Dudley Poston, Jr., professor emérito de sociologia na Texas A&M University.

A população indiana deve continuar crescendo e deve atingir o pico em 2064, com 1,7 bilhão de pessoas, cerca de 50% maior que a população projetada da China.

Fonte: SBT News

Tags: china, India, ONU, População