Ex-premiê italiano, Silvio Berlusconi, morre aos 86 em Milão

O ex-premiê italiano e um dos políticos mais polêmicos da Itália, Silvio Berlusconi, morreu aos 86 anos, na manhã desta segunda-feira (12), no hospital San Raffaele, em Milão. Berlusconi tratava um quadro de leucemia e uma infecção pulmonar. A causa da morte não foi informada.

As informações são das agências internacionais e também foi veiculada pelos principais jornais italianos como La ReppublicaCorriere della Sera e pela emissora pública de televisão, RAI

De perfil populista, Berlusconi entrou na política na metade dos anos 90, impulsionado pela Operação Mãos Limpas, que inspirou a Lava Jato no Brasil. Foi primeiro-ministro por três vezes, obteve cinco mandatos na Câmara, dois no Senado, incluindo o atual, e outros dois no Parlamento Europeu.

Com o desgaste da política tradicional trazido pela Operação Mãos Limpas, Berlusconi ascendeu na política como um “outsider” e é responsável por inaugurar o sentimento antipolítica, que depois também teve outros representantes, como Donald Trump, nos EUA.

Apesar de ser impulsionado por uma operação contra corrupção, sua trajetória política foi marcada por escândalos nesse sentido.

Fora do mundo político, também teve uma vida marcada por controvérsias. Sua batalha com tribunais é conhecida pelo público, já que o ex-premiê enfrentou mais de 20 julgamentos ao longo de sua vida. 

Berlusconi tinha perfil populista e foi premiê da Itália por 20 anos | Twitter/@berlusconi

Em 2013, ele foi condenado por 7 anos pelo pagamento por sexo e abuso de poder, mas recorreu da decisão e foi absolvido.

O ex-premiê italiano foi um apresentador icônico da rede de televisão italiana. 

Como empresário, atuou em diversos segmentos, ele criou o grupo de mídia Mediaset, sendo considerado o pai da televisão privada italiana. Em 1975 criou a financeira Fininvest e foi um dos homens mais ricos do mundo.

No futebol, foi dono de um dos times mais importantes do mundo, o AC Milan, conquistando cinco títulos da Champions League e oito Campeonatos Italiano da Série A.

Berlusconi deixa cinco filhos, fruto de dois casamentos anteriores, 14 netos, uma bisneta e sua então companheira, a deputada Marta Fascina, 33.

Fonte: SBT News

Tags: itália, morre, mundo, Silvio Berlusconi