EUA: jovem negro morre 3 dias após ser espancado por policiais

Uma vigília noturna para lembrar o jovem negro, espancado por policiais no dia 07 de janeiro. Tyre Nichols tinha 29 anos e faleceu 3 dias após ser abordado por 5 agentes, todos também negros, em Memphis, no estado do Tennessee.

Segundo a família da vítima, imagens de segurança mostraram que Tyre, depois de fugir a pé, foi agredido por vários minutos pelos agentes, que também usaram spray de pimenta. Uma autópsia independente feita a pedido dos parentes do rapaz, aponta que Nichols sofreu hemorragia interna causada pela agressão.

Os 5 policiais envolvidos foram afastados do cargo e indiciados por assassinato em segundo grau, agressão agravada, má conduta oficial e opressão. A chefe de polícia de Memphis se pronunciou dizendo que a abordagem do rapaz foi horrorosa, e que ela se sentia enojada pelo que aconteceu.

Nesta 6ª feira (27.jan), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou para os parentes do jovem morto, e afirmou que eles merecem uma investigação transparente e completa. Em junho do ano passado, uma ordem executiva da Casa Branca definiu regras mais claras para punição de policiais que usam violência excessiva ou agem com abuso de poder.

A polícia de Memphis deve divulgar as imagens das câmeras dos policiais ainda nesta 6ª feira. O conteúdo é classificado pelo advogado da família de Nichols como “repugnante”. Em várias partes do país, autoridades se prepararam para possíveis protestos, como os que aconteceram após a morte de George Floyd, há quase 3 anos.

Fonte: SBT News

Tags: agressão, estados unidos, mundo, Violência nos Eua, violência policial