Erupção do Etna força fechamento de aeroporto na Sicília

Nesta segunda-feira (14), o aeroporto de Catânia, situado no leste da ilha italiana da Sicília, interrompeu todos os voos em virtude de uma nova erupção do vulcão Etna, conforme comunicado emitido pela empresa de gestão aeroportuária local.

Por meio de uma postagem nas redes sociais, a operadora relatou que “devido a uma erupção do Etna, todas as partidas e chegadas estão canceladas até as 13h00” (hora local). A empresa aconselhou ainda, que os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas para obter mais informações sobre seus voos programados.

O vulcão Etna, o mais ativo da Europa, entrou em erupção nas primeiras horas de hoje, lançando uma densa nuvem de cinzas sobre a cidade de Catânia, cuja dispersão foi facilitada pelos ventos. O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália confirmou a atividade, indicando que a erupção “evoluiu para uma fonte de lava” que está fluindo em direção ao sul da cratera do vulcão, a uma altitude de 2.800 metros.

Com sua altura de 3.324 metros acima do nível do mar, o Monte Etna possui uma longa história eruptiva, que abrange mais de meio milhão de anos. Nos últimos 100 mil anos, o vulcão assumiu a característica forma cônica que lhe é reconhecida atualmente, de acordo com informações disponibilizadas pelo site do INGV.

Relatos históricos apontam para a erupção mais devastadora do Etna em 1669, que ocasionou a morte de cerca de 20 mil pessoas.

Fonte: SBT News

Tags: erupção, mundo, vulcão