Equipes resgatam 41 trabalhadores presos em túnel na Índia depois de 17 dias

Equipes de resgate no norte da Índia resgataram todos os 41 trabalhadores presos no túnel Silkyara nesta terça-feira (28).

Os homens estavam isolados desde 12 de novembro quando parte da estrutura cedeu, bloqueando a única saída. Eles ficaram presos a 60 metros de profundidade.

Pushkar Singh Dhami, ministro-chefe do Estado de Uttarakhand, encontrou os trabalhadores, que aplaudiram ao ver os socorristas e comemoraram.

Durante duas semanas, o resgate enfrentou contratempos e chegou a ser interrompido depois que um maquinário, usado para perfurar o solo, quebrou. As equipes tiveram que cavar manualmente mais de 20 metros para conseguir alcançar os trabalhadores.

Com o fim da perfuração após 17 dias, um grande tubo foi inserido para os homens saírem em segurança. Os trabalhadores deixaram o local em ambulâncias para receber os primeiros atendimentos.

Os homens resgatados – que são migrantes de alguns dos estados mais pobres da Índia – receberam alimentos, água e oxigênio durante vários dias através de um tubo de 53 metros que foi colocado no subsolo.

Médicos no local mantiveram contato regular com os homens na caverna para acompanhar o estado de saúde, dando dicas sobre como permanecer confiantes e calmos.

O túnel faz parte da rota Char Dham Highway do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, um controverso projeto multimilionário que quer renovar a rede de transporte do país.

*Com informações de Rhea Mogul e Aishwarya Iyer da CNN

Tags: Índia, túnel