Encontrado navio afundado na Segunda Guerra Mundial em que mais de mil prisioneiros morreram

Exploradores de águas profundas localizaram os destroços de um navio japonês que foi torpedeado durante a Segunda Guerra Mundial perto das Filipinas, no qual morreram mais de 1.000 prisioneiros, a maioria australianos.

O navio “Montevideo Maru” foi encontrado em 18 de abril a mais de 4.000 metros de profundidade no Mar da China Meridional, a 110 km da ilha filipina de Luzon, anunciou no sábado (22) a Fundação Silentworld para arqueologia subaquática.

A descoberta do navio, afundado em 1º de julho de 1942 por um submarino americano cuja tripulação não sabia que transportava prisioneiros de guerra, ocorreu após 12 dias de buscas com um drone subaquático com sonar.

“Acreditamos que foi atingido por dois torpedos”, disse à AFP o capitão Roger Turner, diretor técnico da expedição.

O navio partiu-se em dois, com a proa e a popa a cerca de 500 metros uma da outra no fundo do mar, acrescentou.

O naufrágio do “Montevideo Maru” é uma das piores tragédias marítimas da Austrália.

De acordo com a Silentworld, cerca de 1.060 pessoas de 14 nacionalidades morreram, incluindo 979 australianos, dos quais 850 eram militares.

Eles haviam sido capturados alguns meses antes pelas forças japonesas na queda do município costeiro de Rabaul, em Papua Nova Guiné.

“Finalmente, o lugar de descanso para as almas perdidas do ‘Montevidéu Maru’ foi encontrado. Esperamos que a notícia traga algum conforto para os entes queridos que tiveram uma longa vigília”, disse o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese.

Segundo a Silentworld, foram necessários mais de cinco anos para planejar a missão de busca, que começou em 6 de abril.

Fonte: SBT News

Tags: navio, prisioneiros, segunda guerra mundial