Empregos nos EUA sobem inesperadamente e pressionam juros

O Departamento de Trabalho nos Estados Unidos (EUA) apresentou nesta 3ª(3.oct) mais um motivo de apreensão para economistas e investidores que torcem por quedas de juros no país. No mês de agosto, as vagas de emprego em aberto subiram de forma abrupta: 690.000, elevando o “estoque” total do mês para 9,610 milhões. 

O raciocínio mais direto aponta no sentido de uma possível nova alta de juros pelo Federal Reserve (Fed, Banco Central americano) no mês que vem. Pra completar, os dados referentes a julho ainda foram revisados para cima: de 8,827 milhões de vagas inicialmente divulgadas, o número subiu para 8,920 milhões. É mais do que o mercado esperava ( 8,800 milhões). 

Espera-se, a partir desta cifra, que os juros básicos da economia voltem a aumentar para 5,75% ao ano, e alimentem igualmente a ponta de juros de longo prazo. A análise é que as vagas em aberto joguem a favor das barganhas salariais, elevando rendimentos e, com isso, tudo o que as famílias tendem a consumir. Também conhecido como pressão inflacionária, que joga na mão imediatamente contrária ao corte de juros. 

Fonte: SBT News

Tags: Empregos nos EUA, EUA