Em Moscou, Xi Jinping convida Putin para visitar China no fim do ano

O presidente chinês, Xi Jinping, informou, nesta terça-feira (21), que convidou o líder russo, Vladimir Putin, para visitar a China ainda no fim deste ano. A revelação foi feita durante reunião com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, em Moscou, que enfatizou a importância da relação entre os dois países.

“Gostaria de agradecer sinceramente pela grande atenção que o senhor dedica ao desenvolvimento da amizade e parceria Rússia-China”, afirmou Mishustin. O mesmo foi dito por Xi, que justificou escolher Moscou como primeira visita de Estado devido à grande parceria estratégica. “Somos as maiores potências vizinhas”, disse.

Ainda hoje, Xi e Putin irão se reunir no Kremlin, onde os líderes deverão discutir ações para fortalecer a cooperação entre os países até 2030. Segundo Mishustin, ambos os governos irão trabalhar de forma coordenada na implementação de acordos para alcançar os objetivos conjuntos “ao mais alto nível.

A viagem do presidente chinês à Rússia acontece poucos dias depois de Putin ser alvo de um mandado de prisão pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), por crimes de guerra relacionados à Ucrânia. A intenção de fortalecer os laços com Moscou é reprovada pelo Ocidente, que teme que a parceria tire Moscou do isolamento internacional.

Fonte: SBT News

Tags: Moscou, putin, Xi Jinping